5.4.09

Eu não acredito que guerras por causa de reservas de água vão acontecer - pela própria natureza do líquido. Seria interessante que essa idéia se espalhasse, pelo menos para que as Guerras da Água fossem mais examinada em suas possibilidades.

2 comentários:

Ema disse...

De certa forma, as Guerras das águas já acontecem, mas são guerras muito mais disfarçadas.

Por exemplo: Soja. Soja consome MUITA água para ser plantada. Além de demandar muita terra disponível. Se o seu país prioriza plantar outras coisas que consomem menos água e importam soja, estão também utilizando a água do exportador, e assim mantendo a própria intacta. Isso está acontecendo ao redor do mundo, agora. E o mesmo vale para outras verduras e para os animais. Boi consome muita água até poder ser abatido. Carneiros e cabras consomem menos.

Mas as guerras não tão eminentes porque os homens do dinheiro ainda não perceberam que a água vai dar muito dinheiro. Inclusive, há pessoas (uma dessas pessoas trabalha na Odebrecht, e é um geofísico muito respeitado e de grande liderança) que pregam que a reserva de água potável NUNCA vai se esvair.

Outro motivo para não vermos tão claramente é que o país que acha que é dono do mundo tem uma reserva considerável de água potável, se somarmos ao seu território os lagos do Canadá e do México. E eles tem o Alasca, e muitos Icebergs.

Claro que eu não acredito em futuros apocalípticos como Mad Max, mas creio sim que dentro de 30 anos as ações para possuir água potável serão mais diretas.

Rodolfo S Filho disse...

Isso que você fala chama-se "comércio" e não é nenhuma novidade (E é mais ou menos a tese do outro lado do link).

Para que existem guerras por aquíferos - de forma mundialmente significativa - o preço dela teria que subis absurdamente. Veja os custos da guerra no Iraque para ter uma idéia.

Eu também acho que a água potável nunca vai ser insuficiente mundialmente. Existe um desperdício absurdo em todas as partes e há muito a apertar antes que qualquer um precise dar um tiro por um copo.

E você está muito enganado quando diz que os donos do dinheiro não perceeram o possível valor da água. Pelo contrário: o discurso das Guerras da Água vem deles, com o objetivo de que a água tenha um dono - como ocorreu, se não me engano, no Peru.

Na maior parte do mundo, Ema, água literalmente cai do céu.